NFTs: Tudo o que você precisa saber!

Um dos temas que mais entrou em debate nos últimos tempos no mercado financeiro são os NFTs. Em grande parte, isso se deve a moedas como bitcoin o ethereum. Tais moedas acabaram abrindo os caminhos para surgirem diversos novos formatos de ativos digitais. Com esse grande surgimento, milhares de investidores foram atraídos e acabaram movimentando bilhões de dólares somente no ano de 2020. Um dos exemplos de ativos que surgiram no mercado financeiro e é bastante procurado entre os investidores são os NFTs, que em uma tradução livre, significa token não fungível.

Somente nos meses que compreendem o período entre janeiro e setembro do ano de 2021, dados apontam que o número de vendas de NFTs ultrapassou a marca de 13 bilhões de dólares. Tal valor é considerado maior que o Produto Interno Bruto de vários estados do nosso país, como Roraima, Amapá e Acre. No presente texto, falaremos um pouco mais sobre iniciativa e o que ele representa. Sendo assim, se você quer saber mais sobre eles e tirar todas as dúvidas acerca do seu funcionamento, continue lendo o texto a seguir para saber mais.

O que é um NFT?

Como dito antes, NFT é uma sigla que em tradução livre significa Token Não Fungível (bom-fungible token). Mas antes de tudo, é necessário compreender o significado dos termos fungível e token. De forma simples, podemos dizer que token é a representação digital de um determinado ativo no universo das criptomoedas, em paralelo, podemos fazer a representação do dinheiro ou mesmo de uma obra de arte para o nosso mundo. Ele é registrado através da blockchain, que é uma tecnologia nascida a partir do surgimento do bitcoin em 2008. A título de exemplo, podemos citar uma pessoa que possui um token de sua propriedade. Isso significa dizer que ela possui dito que dá direito aquela determinada propriedade. Isso pode ser considerado a representação de um blockchain, ou seja, um direito que a pessoa possui sobre o ativo, como no caso das escrituras dos imóveis.

Já o conceito de bem fungível pode ser extraído do Código Civil do nosso país, que dispõe acerca de um bem que não pode ser substituído por outro de mesma quantidade, qualidade e espécie. Sendo assim, o que não pode ser trocado por outro, portanto, um item exclusivo daquela pessoa que o detém. Dessa forma, podemos dizer que o NFT é uma espécie de representação de algo digital, exclusiva do proprietário, que não pode ser comercializada ou substituída sem a sua anuência.

Qual o significado de NFT?

Quando dizemos que se trata de um token não fungível, isso significa dizer que se trata de um certificado digital que pode ser visto por qualquer pessoa e todas elas conseguem atestar a autenticidade, no entanto, nenhuma delas é capaz de realizar algum tipo de alteração nele. Assim, podemos dizer que se trata de uma forma de confirmar a identidade de alguém, bem como atestar a autenticidade de algo.

Tais informações guardadas em uma ferramenta conhecida como blockchain. Desse modo, ou seja, um livro digital que registra todos os códigos e informações do usuário, garantindo a autenticidade e segurança dessas informações. Para isso, a ferramenta utiliza algoritmos capazes de estabelecer todas as regras do sistema, o que pode e o que não pode ser feito.

Veja também:
Aprenda a como usar o Aplicativo de financiamento da Caixa
Brothers a tale of two sons, jogo que venceu GTA 5 em premiação está gratuito essa semana na Epic Games Store – Aproveite!
Aplicativos de senhas para gerenciar e guardar suas senhas do celular – Confira!

Como posso comprar um NFT?

Para fazer a compra de um NFT, o procedimento é bem simples. Sendo assim, o interessado deve fazer o seu cadastro em uma plataforma que comercializa esse tipo de produto. Além disso, é necessário ter recursos suficientes para fazer a compra do NFT que ele deseja. Cumpre destacar que essa compra só se dá a partir de criptomoeda, portanto, antes de tudo você tem que comprar essa criptomoedas para posteriormente adquirir o NFT.

Existem diversas plataformas que comercializam os NFTs, como é o caso da OpenSea, que utiliza o Ethereum para a realização das transações financeiras. Ao abrir a plataforma, o usuário poderá explorar todos os produtos e ativos digitais que vendidos. Ele pode fazer a compra de artes, de músicas e diversas outras opções. Cumpre destacar que cada uma dessas opções é exclusiva do usuário que a comprou. Sendo assim, nenhuma outra pessoa poderá ter a mesma coleção que você.

Como criar um NFT?

A criação de NFTs, assim como a compra, é bastante simples. Os usuários que quiserem esse tipo de serviço podem utilizar a mesma plataforma conhecida como OpenSea. Para isso, basta conectar a carteira de criptomoedas e criar um projeto. Esse projeto pode ser um modelo 3D, uma música, vídeo ou mesmo uma imagem. Sendo assim, o usuário consegue criar a sua arte e fazer um belo projeto, que pode vendido por um preço elevado.

Quais são os riscos que envolvem os NFTs?

Assim como todos os mercados financeiros, o de NFTs também oferece risco aos usuários. Em primeiro lugar, existem milhares de tokens falsos que são vendidos na internet. Isso pode fazer com que a pessoa caia em uma armadilha e perca uma grande quantidade de dinheiro ao fazer a compra desse ativo achando que se tratava da versão real. Por isso, o ideal é se atentar a plataformas que oferecem opções abaixo do valor normalmente cobrado.

Além do mais, o mercado possui baixa liquidez, ou seja, caso você compre um NFT e posteriormente queira vendê-lo, saiba que não será tão fácil assim. O funcionamento desse mercado se assemelha ao mercado de compra e venda de arte. Portanto, é necessário ter paciência até que alguém se interesse pelo seu item e faça a compra.

Por fim, a volatilidade desses itens também é muito grande, assim como acontece nas criptomoedas com o bitcoin. Sendo assim, por se tratar de um segmento bastante novo no mercado, tais ativos ainda estão enfrentando um período de adaptação e formação do seu preço. Com isso, ele tanto pode aumentar quanto pode reduzir de forma drástica e de um dia para o outro. Assim, se você tem medo de perder dinheiro com investimentos, saiba que eu te pode extremamente arriscado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.